sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A arte de olhar...


“ Só se vê bem se pusermos o coração no olhar, para que o essencial não se torne invisível aos olhos.”

Quando acordamos a primeira coisa que fazemos é abrir os olhos e através da visão estabelecer nosso lugar no espaço do mundo, nos situar e nos localizar. Mas, às vezes vemos e não enxergamos. Essa diferença se dá porque o ver, por si só, é fisiológico, material e objetivo. Já o olhar, é mais antropológico, existencial e subjetivo, entrando na esfera da sensibilidade. O ver sem o olhar é pobre e fulgaz, pois se limita ao visível, aquilo que naturalmente se vê e o olhar é cheio de significados e sentimentos.

O olhar intervém, penetra, cuida, convida, acolhe, cultiva, purifica, perdoa, revela, humaniza, atrai, é então, “janela da alma e espelho do mundo”. Os amantes sabem muito bem disso. Como diz Adélia Prado, uma escritora brasileira: “Quando a gente está apaixonado, quando a gente experimenta a paixão, você quer segurar a pessoa e falar: "Fica na minha frente para eu te olhar...". Não precisa nem casar, é só olhar, é só olhar..."

A habilidade nessa arte consiste então em primeiro deixar-se ser olhado constantemente pelo olhar rico e fulguroso de Deus, que também deseja ser olhado por nós, para a partir dessa experiência de amor, saber demorar o olhar, saber fixá-lo, “saber falar com o olhar e saber, através dos olhos, ressuscitar os vivos, e observar nos outros o próprio Cristo”. “ATerceira via”, um poema de Adélia Prado nos remete bem na essência desse olhar:

Meu espírito - que é o alento de Deus em mim - te deseja
pra fazer não sei o que com você.
Não é beijar, nem abraçar, muito menos casar
e ter um monte de filhos.
Quero você na minha frente, extático
- Francisco e o Serafim, abrasados -,
e eu para todo o sempre
olhando, olhando, olhando...

Waleska Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário