terça-feira, 7 de agosto de 2018

A experiência da fraternidade



Falar de fraternidade é falar de comunhão, de unidade de pensamentos e valores. Repito, unidade, e não igualdade de pensamentos e valores. Não basta estar junto, é preciso conhecer o outro, no íntimo, com seus pecados, fraquezas e também com suas virtudes e qualidades. Quem ama, é capaz de tocar as feridas do outro, potencializando-o para o amor sincero e desinteressado.
Nesse sentido, tomamos por base de que a experiência com o amor de Deus nos impele a tomarmos a iniciativa e de que vivemos em um eterno êxodo, onde o “sair de si”, o ir ao encontro do outro, deve nos mover constantemente como fonte de alegria e ressurreição. Mas, é preciso enfatizar também que naturalmente não conseguimos tal efeito. Por causa de nossas inclinações, somos submetidos a bloqueios, antipatias, tendências para olhar o negativo e o que ainda falta para a obra ser completada. Desse modo, devemos pedir constantemente a graça e a abertura ao Espírito Santo que é a nossa “força do alto”, para entrarmos na esfera dos planos de Deus.
Somos convidados dia a dia a subirmos ao monte do nosso coração onde habita o Amor por excelência, e, a partir dessa experiência transformadora nos lançarmos para o encontro do coração do outro, tendo sempre a consciência de que entre o “ser real” e o “ser ideal” existe um longo caminho a ser trilhado. Mas, temos a certeza de que o que é impossível a nós, se torna possível pela graça de Deus que nos envolve e nos dá ânimo para superarmos as barreiras e limitações.
Viktor Frankl, fundador da Logoterapia vem nos dizer que “ a auto-realização só é possível como um efeito colateral da auto-transcendência.” Por isso, a experiência da fraternidade é a forma mais humana de se chegar a Deus, pela vivência da doação mútua e da comunhão fraterna.
Que Deus nos dê força e coragem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário